Arquivos Diários : novembro 22nd, 2024

Coletivo Transforma MP assina nota em defesa da democracia

O Coletivo Transforma MP e diversas entidades e movimentos sociais assinaram a nota da Coalizão em Defesa da Democracia, que repudia os atos golpistas praticados desde 2022 até os dias atuais. 

O documento enfatiza o perigo que as tentativas de golpes representam para o país e para o povo brasileiro, fragilizando a Democracia, a soberania nacional e a Constituição Federal de 1988. 

As entidades destacaram que o caso se torna ainda mais grave por apresentar membros do Exército brasileiro que deveriam defender a pátria e obedecer ao povo ao invés de conspirar contra o Estado. Outro fato destacado em relação aos militares é o uso excessivo dos recursos públicos para custear remunerações acima do teto estabelecido e com compras luxuosas que não estão relacionadas com a função do exército. 

“A Coalizão em Defesa da  Democracia, que congrega autoridades, organizações e intelectuais que acompanharam de perto as eleições para garantir a lisura do processo eleitoral e defender os procedimentos democráticos adotados pela lei e pela justiça eleitoral brasileira, vem agora exigir celeridade das autoridades de investigação, processo e punição dos envolvidos nos atos acima mencionados.”

O Brasil é um país marcado por golpes, mas também carrega muita luta e organização social da sociedade civil e entidades. Precisamos nos fortalecer para barrar os atentados à democracia e garantir uma sociedade segura e sem ameaças. 

Os atos golpistas

Na última terça-feira, dia 19 de novembro de 2024, o Brasil acordou estarrecido ao tomar conhecimento da existência de uma quadrilha de pessoas ligadas às forças de segurança brasileira que, segundo o relatório da Polícia Federal encaminhado ao Ministério Público e ao Supremo Tribunal Federal (STF), teria planejado, organizado e encaminhado em 2022 atos para assassinar os então Presidente e Vice-Presidente eleitos e um dos ministros do STF que ocupava a presidência do Tribunal Superior Eleitoral.