Coletivo Transforma MP participa de homenagem ao ministro Lewandowski ?

Por Marina Azambuja

O Coletivo Transforma MP participou hoje (11) da homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski. A cerimônia foi organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) em parceria com as entidades Coletivo Transforma MP, Sindicato das Advogadas e Advogados do Estado de São Paulo (SASP), Associação de Juízes pela Democracia, Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), Grupo Prerrogativas, Grupo de Conciliação dos Conflitos Fundiários do CNJ e PUC-SP. 

O objetivo da reunião foi homenagear Ricardo Lewandowski, que durante a sua carreira como jurista, professor universitário e como ministro dedicou-se a defender a democracia e os direitos humanos e sociais. 

“Excelência é o povo brasileiro ao qual eu sirvo…É preciso que tenhamos uma visão de mundo ou uma ideologia. Uma visão na qual o povo é o senhor de seu destino para construirmos uma sociedade mais justa e solidária. Ser democrata é dar efetivação aos direitos fundamentais da pessoa humana”. 

A atividade que ocorreu na ENFF em Guararema foi iniciada por uma mística que destacou a importância da reforma agrária, da alimentação e dos direitos sociais e democráticos brasileiros que foram ameaçados nos últimos anos.  

Em seguida, o coordenador do MST, Ney Strozake, pediu um minuto de silêncio em consideração às vítimas do terremoto na Turquia e Síria e uma salva de palmas para o ativista Julian Paul Assange. A palavra foi passada aos representantes das entidades organizadoras.

O Coletivo Transforma MP foi representado pelo procurador de Justiça (MPMG) Edson Baeta que apresentou a entidade e leu trechos da carta de princípios. No final de sua fala, Baeta destacou o empenho de Lewandowski. 

“Tenho uma honra enorme de estar aqui agora, porque diante de um estatuto desse, de um coletivo do qual eu participo, me sinto muito bem representado por vossa excelência como exemplo de julgador, exemplo de homem comprometido com os ideias da democracia. ”

Após as apresentações das entidades realizadoras do evento, houve uma mesa de debates mediada por Aiala Ferreira e Ney Strozake, com a presença dos juristas Carol Proner, João Pedro Stedile, ministro Ricardo Lewandowski e Lenio Luiz Streck. 

Deixe um comentário