Com a presença de membros e servidores do Ministério Público de vários estados do Brasil aconteceu na última quarta-feira (3), no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em São Luís, a abertura do VI Encontro Nacional “Ministério Público: pensamento crítico e práticas transformadoras”, que tem entre os organizadores o Coletivo Transforma MP.
Em sua fala, Luisa de Marillac (MPDFT), coordenadora do Transforma MP, afirmou que o encontro é “uma união de sentimentos de membros do Ministério Público que acreditam que a instituição precisa ser repensada, priorizando a missão de defesa da Constituição e dos mais vulneráveis”.
Luísa de Marillac reafirmou a missão constitucional do MP
O diretor da Escola Superior do Ministério Público do Maranhão (ESMP), Márcio Thadeu Silva Marques, ressaltou a importância de eventos que levem ao pensamento crítico sobre o papel do Ministério Público. “É uma oportunidade reflexiva muito importante neste momento. As dificuldades são imensas, porém mais forte deve ser a nossa resistência”, enfatizou.
A diretora da Escola Nacional do Ministério Público, Ana Teresa Silva de Freitas, por sua vez, agradeceu o apoio da administração superior do MPMA para a realização do evento, ressaltando a ênfase ao papel do Ministério Público na Constituição de 1988. “Queremos repensar a atuação da instituição, reencontrando o nosso caminho em favor das transformações de que o país tanto necessita”, defendeu.
O objetivo do evento, que prossegue até esta sexta-feira, 5, com vários debates e exposições de juristas, acadêmicos e autoridades, é pensar a atuação ministerial diante do contexto de crise democrática, com ameaça ao sistema de garantia e de efetivação de direitos fundamentais, criado com a Carta Magna de 1988.
Palestra
A abertura contou com a palestra inaugural “Reflexões sobre o Estado de Direito no Brasil”, proferida pelo governador do Maranhão, Flávio Dino.
Aberto o VI Encontro Nacional do MP
Público participou do evento
Ana Teresa Silva agradeceu apoio da Administração Superior
Diretor da ESMP defendeu reflexão sobre papel do MP
Sílvio Menezes afirmou que instituição precisa se reavaliar
Com informações do site do MPMA.
Foto: CCOM-MPMA