A Coalizão em Defesa da Democracia, formada por entidades jurídicas e movimentos sociais, incluindo o Coletivo Transforma MP, se reuniu com o Ministro da Justiça Flávio Dino nesta semana.
O objetivo da reunião foi apresentar os cinco eixos temáticos de propostas para a reforma do Sistema de Justiça, que foram definidos e trabalhados durante o Fórum Social Mundial Justiça e Democracia (FSMJD) e em seminários que ocorreram em 2022.
A promotora de Justiça e integrante do Coletivo Transforma MP, Alessandra Queiroga, apresentou os dois últimos eixos e destacou a importância da Coalizão, que antes era em defesa do Sistema Eleitoral.
Flávio Dino foi receptivo com as entidades que compõem a Coalizão e propôs a realização da Conferência Nacional de Justiça para março do próximo ano, em comemoração aos 20 anos da Emenda Complementar n° 45 e em memória às vítimas do golpe militar que completará 60 anos em 2024.
O ministro também disse que sugestões são sempre bem-vindas e que disponibiliza a Secretaria de Acesso à Justiça para receber propostas e que o secretário Marinalvo Pereira está disposto a debater os temas apresentados para dar concretude aos projetos.
No final da reunião os integrantes do Coletivo Transforma MP, Alessandra Queiroga (MPDFT), Andrea Beatriz (MPGO), Marlon Weichert (MPF), Paulo Brondi (MPGO) e Plínio Gentil (MPSP), entregaram o livro Democracia e Justiça em Pedaços vol. 1 e 2 a Flávio Dino. Os membros do Coletivo também entregaram os livros ao secretário Nacional de Acesso à Justiça, Marinalvo Pereira para que as obras sejam disponibilizadas na biblioteca do Ministério da Justiça.
A obra coletiva reúne centenas de artigos críticos escritos pelos integrantes do Coletivo Transforma MP, que refletem sobre a situação política, racial e de gênero no país.