Evento virtual reuniu centenas de pessoas no último domingo.
No último domingo, 22, representantes dos coletivos Transforma MP, Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), Associação Juízes para a Democracia , Associação Advogadas e Advogados Públicos para a Democracia, Coletivo Defensoras e Defensores Públicos pela Democracia e Movimento Policiais Antifascismo; participaram do lançamento da carta convocatória do Fórum Social Mundial Temático Justiça e Democracia.
O evento contou com a presença do Professor português Boaventura de Sousa Santos; Carolina Tohá, cientista política, advogada e acadêmica no Chile; Vitalina Papadakis, desembargadora no Tribunal Superior de Recurso de Maputo – Moçambique; e Hamouda Sobhi, do Alternatives Marrocos e do conselho internacional do FSM.
Os participantes apresentaram suas entidades e disseram ao público como surgiu a ideia coletiva da realização para o FSMJD e qual a importância deste para o Fórum Social Mundial que está previsto para 2021 na Cidade do México.
A procuradora do Ministério Público do Trabalho, Vanessa Patriota da Fonseca, e a promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal, Alessandra Queiroga, representaram o Coletivo Transforma MP durante a transmissão.
Para Vanessa Patriota da Fonseca que abriu o evento, a instrumentalização do poder, as guerras jurídicas, a exploração do trabalho e modo de produção capitalista assombram o Brasil e o mundo estimulando o desmonte dos direitos humanos e sociais.
A promotora Alessandra Queiroga encerrou a abertura da carta convidando a sociedade civil e as outras entidades para estarem presentes durante os seminários do FSMJD que ocorrerão nos dias 11 e 12 de dezembro. Queiroga também passou todas as informações sobre o Fórum Temático e evidenciou a importância de mais pessoas e entidades estarem unidas.
É importante destacar que o evento virtual da carta convocatória e os seminários do próximo mês são etapas preliminares para o Fórum Social Temático Justiça e Democracia que ocorrerá entre os dias 21 a 26 de setembro de 2021 no Brasil. O município que receberá a conferência será definido em breve, assim como outros detalhes.
A transmissão foi realizada por diversos canais progressistas no Youtube, entre eles o canal do Coletivo Transforma MP, e teve a audiência de centenas de pessoas ao vivo.