O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (STE) e ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, acatou o pedido da Coalizão para a Defesa do Sistema Eleitoral entregue na última semana. Moraes também determinou que a Polícia Federal cumpra mandados de busca e apreensão nas residências dos grandes empresários que divulgaram mensagens golpistas, caso Lula vença as eleições.
A operação ocorreu em cinco estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Ceará.
O documento destaca o compromisso da Coalizão em defender a justiça eleitoral e as eleições brasileiras que estão ocorrendo neste ano. A carta destaca que todo e qualquer abuso ou violência devem ser investigados, para que candidatos e eleitores não se sintam ameaçados ou constrangidos ao expor suas ideias e programas.
A Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral é formada por dezenas de entidades, entre elas o Coletivo Transforma MP, movimentos sociais, sindicatos e representantes de instituições que se uniram e estão comprometidos em observar e defender a Justiça Eleitoral, além de acompanhar e manifestar-se contrários a todas as arbitrariedades durante o período eleitoral.