Nota em defesa do vereador Renato Freitas

Marina Azambuja

O Coletivo Transforma MP está apoiando a nota em defesa do vereador curitibano Renato Freitas (PT). O jovem parlamentar negro está sofrendo perseguição e pode ter o seu mandato cassado hoje, 19, pela votação da Câmara de Vereadores de Curitiba. 

Em fevereiro deste ano, Renato ocupou a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, localizada no centro da capital paranaense, o local foi construído pelos negros durante o perído colonial. De acordo com informações divulgadas pelo vereador, o objetivo da manifestação na Igreja era protestar contra a violência vivida pela população negra no Brasil. A partir deste dia Renato está sendo acusado de quebra de decoro parlamentar, e está sendo acuado por colegas vereadores e pelo próprio prefeito. 

O mandato do vereador é pautado pela defesa dos direitos humanos, incluindo os negros, população de rua e dos mais humildes. Se a cassação for aprovada, Renato pode perder os seus direitos políticos, se tornar inelegível, além de prejudicar a continuidade do mandato social e em defesa dos grupos minorizados, que estarão ameaçados na cidade de Curitiba. 

Deixe um comentário